sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

BATIDO O RECORDE DO MAIOR PRIMO CONHECIDO!




O recorde do maior número primo conhecido acaba de ser batido! 
GIMPS  A 25 de Janeiro foi encontrado, após anos de procuras infrutíferas, o quadragésimo oitavo primo de Mersenne: 2 ^ (57 885 161) - 1, um gigante com, nada menos, nada mais que 17 425 170 algarismos
Esta descoberta deve-se a um matemático da University of Central Missouri, Curtis Cooper, integrado no Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS), um projecto de 16 anos que usa uma grelha (“grid”) de computadores disponibilizados por voluntários para encontrar grandes números primos.
 Se o número fosse escrito na fonte Times Roman com tamanho 12, teria um comprimento de mais de 48 quilómetros e poderia preencher mais de seis livros do tamanho da Bíblia.
 
Os "primos de Mersenne" são números primos da foma 2 ^ n - 1 (onde n é um número natural) e os maiores primos conhecidos são, há já muito tempo, desta forma, pois há algoritmos que são especialmente desenhados e eficazes para testar a primalidade deste tipo de números.
O recorde anterior era detido pelo número 2 ^ (43 112 609) - 1, que foi encontrado em 2008. Tem 12 978 189 algarismos e a sua descoberta foi um feito histórico, pois foi o primeiro primo com mais de dez milhões de algarismos a ser descoberto (alguns dos algarismos deste autêntico monstro podem ser vistos em: http://www.isthe.com/chongo/tech/math/digit/m43112609/prime-c.html). Isto permitiu aos seus descobridores receber um prémio de 100 000 dólares que era oferecido pela Electronic Frontier Foundation para o efeito.
Já agora, talvez interesse saber que a Electronic Frontier Foundation oferece mais uns prémios monetariamente interessantes pelas descoberta de primos com mais do que um certo número de algarismos: ver https://www.eff.org/awards/coop

Sem comentários:

Enviar um comentário